Atividades de Aventura


A região de Analândia oferece muitas opções para você se divertir em contato com a natureza. Você escolhe de tranquilos passeios a cavalo até trilhas e esportes de aventura.

:: Arborismo
São técnicas utilizadas com certa estrutura em meio a natureza, subindo e transpassando árvores e demais obstáculos, saindo do solo indo até a copa das árvores. Possui diversos obstáculos, que utilizando técnicas e auxilio de guias é possível transpassá-los, garantindo horas de atividade física e diversão.

   - Os lugares onde pode ser praticado são:
   - Você pode participar entrando em contato com:

:: Bóia-cross / Rafting
Tendo como objeto principal as corredeiras dos rios, o bóia-cross e o rafting são esportes de aventura em contato direto com a natureza.

Cada um tem seus pontos que agradam os aventureiros. No bóia-cross o aventureiro vai sozinho, em uma bóia circular específica ou simplesmente uma câmara de pneu de caminhão. Muitos preferem o bóia-cross pelo fato de ter mais liberdade e poder fazer sua própria aventura. Pode-se descer o rio deitado ou sentado na bóia. O aventureiro é responsável por remar com as mãos e direcionar a bóia. As corredeiras podem ser leves a médias, sendo um esporte simples adaptável a todo tipo de idade. Para os mais aventureiros o bóia-cross pode descer corredeiras mais íngrimes, esporte também utilizado em várias corridas de aventura no mundo.

Já o rafting é feito em pequenas embarcações infláveis, geralmente com 4 turistas e um guia especializado. Esse guia é responsável pelo comando, dizendo quem deve remar direcionando o bote. Existem cursos de especialização para guias de rafting, demonstrando ainda mais a importância desta modalidade e a preocupação com a segurança. O rafting é uma modalidade muito difundida pelo mundo e o Brasil tem ótimos lugares para a pratica desse esporte.

   - Os lugares onde pode ser praticado são:
   - Você pode participar entrando em contato com:

:: Tirolesa / Rapel
Esporte de aventura é a característica dessa região. O rapel e a tirolesa são técnicas verticais, com o auxílio da gravidade, tem o objetivo de transpassar obstáculos naturais de diferentes alturas. Na tirolesa o aventureiro com equipamento é preso a um cabo de aço esticado entre dois pontos e com o auxílio de polias ele desce com a gravidade. A tirolesa também aparece no arborismo e é uma técnica simples, indicado para todas as idades.

No rapel, o aventureiro equipado desce através da corda uma parede rochosa. Essa mesma técnica pode ser feita nas cachoeiras, também chamado de cascading.

   - Os lugares onde pode ser praticado são:
   - Você pode participar entrando em contato com:

:: Cavalgada
Passeio a cavalo por diversas trilhas com direito a belíssimas paisagens e paradas para descanso e para desfrutar de rios e cachoeiras. A cavalgada é uma ótima opção para a família, podendo ser feita inclusive por crianças. Para quem vem para a região exatamente para o contato com a natureza, o passeio a cavalo remete ao rústico, lembrando os antigos tropeiros que passavam por Analândia em suas idas e vindas entre a praia e o interior do estado.

   - Os lugares onde pode ser praticado são:
   - Você pode participar entrando em contato com:

:: Ciclismo
Analândia possui muitas opções de trajetos e trilhas para amantes da bicicleta. Os passeios podem ser desde turístico, cultural, histórico até mesmo de pura adrenalina e aventura. Pode ser feito por crianças, nos trajetos mais leves, até esportistas experientes, em trilhas que circundam a região.

Algumas trilhas muito conhecidas são as que saem de cidades vizinhas e passam pelas fazendas da região. Muitos fazem trilhas saindo de São Carlos, Itirapina, Ipeúna, com destino ao centro, estação ferroviária ou mesmo o Cuscuzeiro em Analândia.

Em muitos trechos as estradas são boas e as trilhas em fazendas são de nível fácil à médio. Para os mais atletas, existem trechos mais fortes, principalmente próximo ao morro do Camelo e do Cuscuzeiro.

   - Os lugares onde pode ser praticado são:
   - Você pode participar entrando em contato com:

:: Caminhada / Trekking
Muitos profissionais da educação física dizem que caminhar ou mesmo correr é um dos esportes mais democráticos que temos. É uma atividade que não requer equipamentos caros, não requer grandes estrutura, basicamente precisa de um bom calçado e um bom lugar para praticá-lo. O lugar está aqui, Analândia, com inúmeras trilhas, caminhos, destinos e belíssimas paisagens. Os destinos não são tão distantes um do outro e relativamente sinalizados.

   - Os lugares onde pode ser praticado são:
   - Você pode participar entrando em contato com:

:: Off road / Motocross / 4x4
Para os amantes do off road, Analândia traz muitas opções de trilhas com direito a muita adrenalina. Para quem prefere as 2 rodas, a região dá uma infinidade de opções. Na área rural existem muitas estradas principais e muitas outras menores. Há também inúmeras trilhas no meio do pasto e fazendas. Para quem quer um pouco mais de aventura, a região próxima ao Cuscuzeiro é a melhor pedida. Mas como o nome mesmo diz, é fora da estrada que todos se divertem. É possível fazer ótimas trilhas de moto passando por rios e parando em cachoeiras e corredeiras para um refrescante banho. Para quem mora nas cidade vizinhas, há diversas trilhas que unem por vias rurais as cidades da região. São todas trilhas de fáceis à médias.

Para quem já curte o 4x4, as estradas da região também oferecem muita diversão. Para os que estão iniciando nessa categoria, as estradas principais da região já mostram um pouco do que a região tem, deixando sempre no retrovisor ótimas paisagens. Saindo das estradas e entrando em caminhos secundários, há muitas trilhas moderadas com paradas obrigatórias para ótimos retratos. A região mais ao norte, entre São Carlos e Analândia possui muitos caminhos para os jipeiros e em determinadas épocas do ano as trilhas ficam ainda melhores. Também há espaço para pequenos 4x4, veículos 4x2, gaiolas, triciclos e quadriciclos. Em quase todos os trechos onde o trilheiro passar ele poderá avistar os dois cartões postais de Analândia: o Cuscuzeiro e o Morro do Camelo.

   - Os lugares onde pode ser praticado são:
   - Você pode participar entrando em contato com: