Um pouco de história


A região já foi trajeto de pequenos desbravadores durante a colonização do território brasileiro. Devido a pontos de referência natural bem visíveis, como o Morro do Cuscuzeiro e o Morro do Camelo, fazendeiros, trilheiros e bandeirantes sempre tinham um local de fácil localização nos mapas. Conforme os anos vão passando, as terras vão sendo habitadas e fazendas vão surgindo. Muitos fazendeiros vão subdividindo suas terras e nesses entroncamentos vão surgindo pequenos povoados.

Na data de 15 de outubro de 1984, devido ao escoamento de produção das fazendas e locomoção de pessoas na região, foi inaugurada a estação ferroviária de Anápolis, ainda sem trilhos. Durante o século 19 essa região era conhecida como Fazenda Santa Maria da Glória, da Sesmaria do Cuscuzeiro, onde respondia à comarca de Rio Claro. Seu proprietário era o Sr. Manoel Vicente Lisboa, que em 1887 doou em torno de vinte alqueires de suas terras para estabelecer um povoado. As terras doadas ficavam entre rios e morros, e em um pequeno declive.




Após isso, exatamente na data de 20 de outubro de 1887, foi fundada a povoação denominada então de Cuscuzeiro. Este fato teve a participação de Diogo Eugênio de Sales, Luiz Corazza, João Pinto Pereira e Irineu de Souza Martins.

Três dias após a fundação deu-se início a construção de uma capela à Sant’Ana, padroeira desta povoação de Cuscuzeiro.




Depois de três anos, em 1890, essa povoação já foi elevada a distrito, e em homenagem a sua padroeira, Santa Ana, recebeu o nome de Anápolis. Em 21 de junho de 1897 o então distrito é elevado a município. Neste fato também tiveram participação de Antonio Corrêa Junior, João Correia de Camarão Aranha, Ananias da Rocha, Alibrando César, João de Camargo Lima, João Evangelista de Salles e Jacinto Agostinho Levy. Ainda neste mesmo ano foi instituída a primeira câmara de vereadores da cidade.

Finalmente em 19 de dezembro de 1906 Anápolis foi elevada a cidade e seguiu o mesmo nome. Somente em 30 de novembro de 1944 foi transferido o nome da cidade para Analândia, devido a dualidade de nomes de cidades.




Passaram-se anos de visitas de turistas e aos poucos a cidade começou a ficar conhecida por suas águas e morros. Em 1966 a cidade passou a categoria de estância climática. O município foi crescendo e se urbanizando. Atualmente recebe muitos turistas que querem o contato com a natureza, atrai a atenção de escaladores com os olhos nos morros e picos, principalmente o Morro do Cuscuzeiro.