Lendas da cidade


Na época das grandes fazendas de café, quando a produção ainda era totalmente escoada por trilhos, muitos produtores do interior de São Paulo faziam o café passar pela (antiga) estação só para receber o selo e carimbo de Anápolis e ter assim seu produto mais valorizado no mercado.

Certa época, dizem que Dom Pedro II passou pela região através da estrada de ferro e para fazer uma homenagem ao imperador mandaram hastear uma bandeira do império em cima do Cuscuzeiro. Falam que o mastro era feito de bambu e daí germinou-se outras plantas formando um bambuzal, que pode ser visto até hoje.
 
Dizem os mais idosos, que por volta de 1950 e 1960 que um gigante habitava as grutas a região. Essa lenda foi crescendo e muitos habitantes das zonas rurais da cidade dizem ter visto uma pessoa de proporções maiores do que as pessoas normais. Essa lenda virou até poesia por Oscar Verzola.
 
Alguns moradores dizem já terem visto objetos estranhos voando no céu a noite, principalmente nas redondezas do Cuscuzeiro e Camelo. Por esses boatos (ou não) vários cientistas e ufólogos fizeram vários experimentos na região. Todas essas ações foram publicadas em revistas especializadas. Segundo ufólogos, as elevações rochosas seriam um ponto referência para esses seres, que estariam mapeando a região.