Geografia


Analândia se encontra no interior do estado de São Paulo, em torno de 225 km de distância de São Paulo, capital. Seu surgimento, ainda como povoado, se deu devido a doação de terras e as referências naturais como o Cuscuzeiro e o Morro do Camelo.


Morro do Camelo e Cuscuzeiro


Ainda nesse contexto, temos também como uma grande referência o relevo de cuestas basálticas, que se estendem por toda a região, dividindo a depressão periférica do planalto ocidental paulista. Deste modo, a região possui uma topografia acidentada, contribuindo para o visual de morros, vales, paredões, encostas e, consequentemente, muitas cachoeiras. Não é a toa que todas as cidades vizinhas possuem um renome em turismo aventura, como a já conhecidas Brotas, São Pedro, Ipeúna e Itirapina.

Em Analândia fica evidente o relevo de morros-testemunhos, bem exemplificados com o personagem mais conhecido da cidade, o Morro do Cuscuzeiro. Em palavras bem simples, esses morros são formações mais sólidas em meio a terrenos mais frágeis, onde com o passar dos anos todo o seu redor foi se deteriorando enquanto eles prevaleceram “testemunhando” toda a força da natureza. É claro que existem muitos outros fatores e cada profissional especializado, como geólogos e geógrafos, tem mais apontamentos a relatar, mas basicamente esse é o resultado de anos de escoamento de rios e chuvas, onde ventos e erosões são fatores principais neste cenário.


Cuscuzeiro


O clima é temperado, com invernos secos e verões chuvosos. A diferença dos demais climas interioranos se dá com o relevo influenciando na variação térmica, com dias quentes e noites frias.

A cidade fica a 734 metros acima do nível do mar, e os pontos mais elevados são o Morro do Cuscuzeiro e o Morro do Camelo, em torno de 800 metros de altitude. A coordenada geográfica da cidade é 22°08’ sul, 47°40’ oeste.

Analândia vem crescendo bastante também com relação à população. Segundo o Censo do IBGE de 2010, a população é de 4.289 habitantes, onde 51% são homens e 49% mulheres.