Atrativos Naturais

Morro do Cuscuzeiro – Sem dúvida é o cartão postal da cidade. Na maioria dos lugares onde você estiver é possível visualizar este morro. Característica singular na região, desde séculos atrás, sempre foi referência para vários desbravadores e fazendeiros. É chamado de morro testemunho, que em poucas palavras é uma formação rochosa mais resistente que o terreno ao seu redor. Com o passar dos anos, todo o terreno ao redor foi se deteriorando e a rocha mais sólida persistiu. Portanto, este morro testemunhou muitas mudanças no relevo do lugar. Pode-se chegar até no começo do morro, através de trilhas partindo de vários pontos. Entretanto o cume só é alcançado escalando, atividade que atraí muitos esportistas de todo o país, sendo referência até no exterior. Sua altitude fica em torno de 900 metros e o topo ocupa uma área de cerca de 7.000 m².



O projeto Pedra Viva é responsável pela preservação do local, fomentando o desenvolvimento turístico e sustentável do morro do Cuscuzeiro. Na base do projeto existe toda a infra-estrutura para recepcionar os turistas.

Morro do Camelo – é uma formação rochosa que lembra um camelo, com suas corcovas. Neste morro é possível escalar em um nível mais fácil que o Cuscuzeiro, podendo também chegar ao topo por trilhas. Na lateral existe um gramado onde crianças da cidade “inventaram” uma espécie de tobogã com papelão. Chegando ao topo, pode-se avistar toda a região e o relevo, incluindo o Cuscuzeiro e demais formações rochosas. O morro do Camelo é uma ótima dica para quem procura tranqüilidade, contato com a natureza e esquecer de todo o stress da vida cotidiana.



Cachoeira da Bocaina – Dentre as cachoeiras da região, a da Bocaina chama muita a atenção dos turistas pelo seu visual e seus 45 metros de queda d’água. A queda d’água forma uma piscina natural em baixo onde é possível mergulhar. O acesso se dá por uma trilha simples e a cachoeira é muito procurada para a prática de rapel e o cascading. Seguido pela cachoeira, há também o Canyon da Bocaina, formado por paredões avermelhados com inscrições rupestres. Para quem curte história vale a pena a visita, pois toda essa região cercada pelas cuestas basálticas são cercadas de evidências de civilizações primitivas. 

Salto Major Levy – É um salto do rio Corumbataí que fica bem na entrada da cidade, recepcionando os visitantes. O acesso é muito simples e o local ainda possui uma lanchonete. A queda d’água possui 25 metros.

Cachoeira Sião (ou Cachoeira da Barrinha) – Esta cachoeira fica na verdade no município de Pirassununga, bem na divisa com Analândia. Muitos que visitam dizem que a visita vale a pena, mesmo com os esforços para chegar. O trajeto não necessita de equipamentos, entretanto não é tão simples. É necessário descer a encosta cerca de 40 metros, uma descida de muita atenção e paciência. Mas tenha em mente que o caminho inverso deverá ser feito para retornar. A cachoeira é procura para práticas de cascading, rapel e para amantes de banhos de cachoeira.

Cachoeira da Pedra Vermelha – É formada por um paredão e uma bela queda d’água. Está localizada no fundo do vale na Fazenda Pedra Vermelha. O trajeto é simples.

Cachoeira do Canyon do Feijão – A cachoeira é pouco conhecida devido ao difícil acesso. É uma queda d’água de 30 metros e o mais bonito é que a água não encosta na rocha. Quem se arriscar a chegar a ela deve seguir pelas encostas do vale, pelo lado direito, e somente depois pegar uma trilha na mata. Existem outros roteiros e trajetos, porém desconhecidos pela maioria. Recomenda-se o acompanhamento de um guia local.

Ponte Amarela – É um complexo constituído de uma reserva ecológica de aproximadamente 15.000 m² e bem próximo da cidade. O Córrego da Olaria percorre o trajeto e deixa belas paisagens para os visitantes. O lugar é ideal para exercícios ao ar livre, como caminhadas, passeios, meditações. No percurso do riacho ainda formam várias pequenas quedas e uma prainha. Vale a pena visitar e o acesso é muito fácil.

Parque Fonte da Saúde (ou Caixa d’água) – É um parque municipal que oferece aos visitantes muitas áreas de lazer, com quadras de esportes, lago, palco para apresentações, piscina com água mineral, área verde preservada, espaço para churrascos e passeios, lanchonete. Lá está a fonte de água São Francisco, muito recomendada para quem sofre com diabetes.